Efeito Sanfona: Por que acontece e como evitar?

É verdade que a maioria das dietas rápidas, e outras soluções rápidas de perda de peso, podem funcionar para perder alguns quilos em pouco tempo. Além do fato de que a perda de peso pode ser temporária, o possível efeito sanfona tem mais efeitos indesejáveis. Por exemplo: sua falha em perder peso de forma permanente pode impactar na sua saúde emocional, o que pode causar depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Você pode sofrer perda estéticas e desenvolver osteoporose, entre outras condições. Isso se deve ao fato de muitas dietas rápidas serem deficientes em nutrientes vitais para a saúde do cabelo, pele, ossos e saúde geral. Devido à baixa ingestão de nutrientes, à exaustão e à dificuldade de manter o foco podem resultar mais uma vez no efeito sanfona.

Se você não quer estar entre as vítimas do efeito sanfona, uma das coisas que você precisa fazer é melhorar seu metabolismo, acelerando-o ao invés de desacelerá-lo. Você pode fazer isso aumentando sua quantidade de exercícios físicos e utilizando uma alimentação adequada com essa intenção. Você deve, também, buscar formas de perder peso com um tempo adequado e com cuidado, porque isso cria uma perda de peso mais eficaz, duradoura e sustentável.

Clínica Waisman