Por que dar preferência aos alimentos orgânicos?

Quando se pensa em alimentação saudável é praticamente impossível não falar em alimentos orgânicos. Produzido sem a utilização de agrotóxicos, este tipo de alimento faz bem não só ao planeta, mas também a quem o consome.

Por não se utilizarem de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos, os alimentos orgânicos não produzem nos consumidores diversos efeitos associados à agricultura convencional, entre eles o câncer.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), infertilidade, impotência, abortos, malformações fetais, neurotoxicidade, desregulação hormonal e efeitos sobre o sistema imunológico são outros perigos associados ao uso indevido dos agrotóxicos.

Diferente dos alimentos da agricultura convencional, os orgânicos costumam manter sabor e aroma originais das frutas, leguminosas e cerais e, por isso, preservam melhor os nutrientes. No Brasil, os produtos orgânicos levam um selo do Ministério da Cultura. Já os alimentos orgânicos in natura podem ser encontrados em diversos supermercados e, por um preço mais acessível, em feiras orgânicas espalhadas por todo o país.

Clínica Waisman