Como envelhecer com saúde?

Dieta saudável, atividade física regular, saúde emocional, controle de doenças, dormir bem e tantas outras variáveis definem como vai estar no seu processo de envelhecimento natural. Mas, como sustentar esses pilares durante toda nossa vida, levando em consideração que a situação do nosso corpo e mente dependem absolutamente dos nossos cuidados? 

No decorrer dessa jornada, as circunstâncias contrárias serão inúmeras, mas a disciplina e o foco na vida saudável devem ser os fatores dominantes em busca de uma melhor qualidade de vida e do envelhecimento saudável. Consumir alimentos ricos em nutrientes, como verduras, frutas, e fugir dos alimentos industrializados e processados, é fundamental para uma alimentação saudável. Lembrando que uma boa alimentação, com comidas de verdade, previne e alivia doenças crônicas como e até mesmo a depressão. Isso tudo aliado, sempre, à prática regular de exercícios físicos o que, além de trazer o bem-estar físico, também traz saúde mental, igualmente importante para termos uma excelente qualidade de vida, em todas as fases da vida. 

O processo para atingir um envelhecimento saudável exige alguns cuidados específicos, a exemplo de um acompanhamento médico especializado, essencial para entender como o seu corpo e mente estão envelhecendo, e quais as necessidades e prioridades. É de suma importância, também, nunca deixar de desafiar a sua mente e seu corpo. Seja praticando um novo exercício, começando um novo curso, enfim, aprendendo alguma coisa nova. Manter mente e corpo ativos, e bem assistidos por um profissional, é o segredo para envelhecer com saúde e consequentemente com qualidade de vida e dignidade!

Clínica Waisman