Colesterol: Mocinho ou vilão

O colesterol é um tipo de lipídio que está presente naturalmente em nosso organismo. Ele é um dos componentes da estrutura das membranas das nossas células, presente na formação inteira do nosso corpo e é usado para produzir alguns hormônios (testosterona, estrógeno, cortisol), ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras e absorção de vitaminas (A, E, K e na formação de vitamina D).
Nosso corpo produz aproximadamente 85% do colesterol que precisamos, enquanto que, os outros 15% é extraído da nossa alimentação.
Embora desempenhe um papel vital em nosso corpo, o excesso de colesterol no sangue em pessoas com doenças cardiovasculares pode oferecer algum risco. E a associação ruim dos altos níveis de colesterol a essas doenças se deve por conta dos altos índices inflamatórios delas.
O colesterol pode ser dividido em HDL e LDL, de acordo como sua formação estrutural.
O colesterol HDL ajuda o corpo a remover e transportar o colesterol do corpo e levá-lo para o fígado, aonde vai atuar nos processos descritos acima.
O LDL faz o processo contrário de levar o colesterol aos órgãos do corpo. Se esse indivíduo possui doenças metabólicas ou cardiovasculares o excesso de colesterol pode ser prejudicial.
Existe uma pequena parcela da população que possuiu hipercolesterolemia familiar ( níveis de colesterol acima de 300mg/dl) Essas pessoas têm que ter um controle mais rígido sobre aos níveis laboratoriais.
Somente esses exames podem medir os níveis de colesterol presentes no sangue.
A alimentação e os exercícios fazem toda diferença! Opte por uma alimentação mais saudável, rica com proteínas, frutas, legumes, verduras e gorduras de boa qualidade.

Clínica Waisman