Da série: Insônia

Dormir bem não é importante apenas pela sensação de prazer no momento em que nós acordamos, felizes por ter tido uma boa noite de sono. Mais que isso, dormir bem nos proporciona uma ótima sensação de bem-estar que reflete na nossa disposição em todo o resto do dia. Dormir bem também oferece benefícios fundamentais para o enfrentamento à rotina do dia-a-dia, como por exemplo a redução do estresse.
Pensando a médio e longo prazo, os benefícios de noites bem dormidas têm influência direta na nossa própria saúde. O chamado “sono reparador”, uma vez perene em nossas vidas, traz ganhos fundamentais para que nosso organismo possa funcionar de modo mais saudável.
Muitos não associam, mas dormir bem tem um papel importante no controle de peso, uma vez que, quanto mais tempo ficamos sem dormir, mais são produzidos os hormônios que aumentam nosso apetite. Ao mesmo tempo, o descanso adequado ajuda o organismo e manter as defesas em dia, melhorando, assim, a imunidade e reduzindo os riscos de doenças.
Por fim, dormir bem também ajuda a controlar a ansiedade e contribui para o equilíbrio emocional, sendo fundamental para o combate à depressão. Ou seja: gostar de dormir não significa ser preguiçoso. Ter prazer no sono e conseguir fazê-lo de maneira adequada significa, sim, ter mais saúde e disposição.

Clínica Waisman