Da série: Vitamina E - O poder das Vitaminas

A vitamina E ou Tocoferol, como é tecnicamente chamada, é um poderoso antioxidante com propriedades de diminuição da velocidade de envelhecimento celular, o que é importante na manutenção da integridade celular como um todo.
Ela atua em conjunto com as vitaminas C, B2, niacina, n- acetil cisterna, ácido alfa lipoíco na linha de combate aos radicais livres e diminuição do estresse oxidativo, principal agressão ao organismo.
Os efeitos tóxicos, pela hipervitaminose da vitamina E, são raros e podem ser irritação na pele, após aplicação tópica, ou irritação no local da injeção intramuscular.

⠀Alimentos ricos em vitamina E:
- Óleo de gérmen de trigo, 1 colher de sopa: 24mg
- Avelã; meia xícara: 16mg
- Semente de girassol, 1 colher de sopa: 4.5mg
- Amendoim, meia xícara: 8mg
- Castanha do pará, meia xícara: 6mg
- Milho, 1 espiga: 5mg
- Óleo de cártamo, 1 colher de sopa: 5mg
- Amêndoa, meia xícara: 4mg
- A vitamina E, de nome científico tocoferol, também melhora a absorção da vitamina A.

Vitamina E engorda?
A vitamina E não engorda, pois não está envolvida no metabolismo energético. Mas, é encontrada nos alimentos mais ricos em gordura , como azeite, óleos, carnes gordas, nozes e castanha do Pará.
Basta comer 2 castanhas do Pará ou 3 nozes por dia, para garantir a ingestão da vitamina E necessária para um dia.

Clínica Waisman