Prepare-se para a maratona da folia!

1) Como preparar o corpo para a maratona do carnaval? 

R: Manter uma vida saudável antes, durante e depois do carnaval deve ser sempre a prioridade do folião para que ele possa brincar o período carnavalesco sem preocupações. Então, alimentar-se bem, e praticar exercícios físicos devem ser prioridades não só para essa época do ano, mas para que todos possam ter uma boa qualidade de vida o ano inteiro.

2) Como lidar com a estafa no período pós-carnaval? 

R: O cansaço e a ressaca pedem muita hidratação e repouso após o período de festas. Portanto, os foliões precisam reforçar esse descanso e manter uma boa alimentação com uma ótima hidratação com bastante água para que a estafa e a ressaca sejam logo superadas. 

3) Como combater as doenças infectocontagiosas mais facilmente proliferadas durante o período carnavalesco? 

R: Em uma festa que reúne multidões, é normal que aconteça a proliferação de muitas doenças infectocontagiosas. Os cuidados devem ser, portanto, redobrados: hidratar-se com muita água, e procurar descansar após a farra para que o corpo possa se recuperar bem, melhorando a imunidade. 

4) Qual a orientação para quem vai passar o dia brincando nos blocos de carnaval? 

R: Proteger-se do sol, com o uso de protetor solar com o fator de proteção adequado para cada tipo de pele, durante todo o percurso do bloco, é muito importante. Além disso, cuidados com a hidratação, pois é normal perder muito líquido e desidratar brincando o carnaval, debaixo do sol quente do verão, bebendo muita  água sempre que puder. 

5) Em relação às comidas de rua muito comuns nessa época, como o folião deve proceder para preservar a sua saúde? 

R: Primeiro, observe se há alguma sinalização na barraca de autorização pela Vigilância Sanitária. Isso é muito importante visto que é esse órgão que faz a devida inspeção do que é fornecido aos foliões. 

Em seguida, esteja atento à limpeza da barraca, de como o alimento é manuseado e se ele aparenta estar saudável e fresco para o consumo, evitando alimentos que se deterioram com facilidade. 

6) E quanto às bebidas? Algum cuidado específico? 

R: Sim, é muito importante ter cuidado com as latinhas compradas no meio da rua, aquelas que ficam em isopor com gelos de escama. Esses gelos não são próprios para o consumo e podem conter vírus e bactérias que desencadeiam várias doenças, como hepatite, use copo descartável para consumi-las. Para quem prefere tomar drinks preparados no local, é preciso atentar para a limpeza dos utensílios utilizados para a produção dessas bebidas e atente para a forma como os descartáveis são guardados.

7) Uma das opções ‘enfrentadas’ pelos foliões é o banheiro químico/público. Quais cuidados devem ser tomados para evitar possíveis problemas? 

R: Infelizmente, durante o carnaval, a limpeza desses banheiros não é realizada com a frequência que deveria. Então, uma boa opção é ir para bares e restaurantes que disponibilizam, em troca de valores baixos, 1 ou 2 reais, banheiros geralmente limpos e com material de higiene adequados. Caso não seja possível essa opção, tente levar um lenço umedecido ou álcool em gel na bolsa para que você possa manter-se limpo e higienizado após utilizá-lo.

 

Clínica Waisman